0

O que é Fibromialgia?

 
A fibromialgia é um distúrbio crônico que causa fadiga, dor intensa e sensibilidade muscular em todo o corpo. Outros sintomas da fibromialgia incluem dificuldade em dormir, períodos menstruais dolorosos, síndrome do intestino irritável, problemas de memória e dormência nas mãos ou nos pés. 
Quais são as causas da Fibromialgia?

Não há causa conhecida de fibromialgia, no entanto, a doença tem sido associada a eventos traumáticos emocionais, físicos ou lesão repetitiva. Mas particularmente acredito que a fibromialgia é uma dor intesa na alma, que se somatiza ao longo da vida.

 

Geralmente com emoções que trouxeram muita dor e essa dor (da alma), em algum momento da vida vai somatizar em dores físicas e outros sintomas típicos da fibromialgia.

 

Como as mulheres são mais emocionais, 80 a 90 por cento das pessoas com fibromialgia são mulheres, e aquelas com certas condições médicas psicologicas estão em maior risco de desenvolver a doença.

 
O tratamento com a Acupuntura ajuda muito na Fibromialgia?

A fibromialgia pode ser uma doença difícil tanto para identificar, como para tratar a partir da perspectiva médica ocidental. Literalmente, todos os pacientes com fibromialgia que eu já vi tinham passado meses, às vezes anos antes de serem diagnosticados. 

 

Muitos deles tiveram que tomar medicamentos que não fizeram efeito para a sua dor e tiveram efeitos colaterais desagradáveis durante o tratamento medicamentoso, piorando a qualidade de vida e o bem-estar. Na maioria das vezes, meus pacientes com fibromialgia já tentaram todos os tratamentos ocidentais com pouco ou nenhum benefício positivo e a acupuntura sempre é o último tratamento que procuram. 

 

A acupuntura é muito eficaz no tratamento da fibromialgia, sem efeitos colaterais e ajuda a diminuir os efeitos colaterais dos remédios, trazendo a qualidade de vida e bem-estar para o paciente.

 

Quais são os Sintomas da Fibromialgia?

Os sintomas mais comuns da Fibromialgia são:

 

  • Dor nos músculos
  • Dor no Abdômen
  • Dor nas Costas
  • Dor no cotovelo ou pescoço

 

Tipos de dor: 

  • Dores crônicas ou dores Agudas,
  • Latejantes ou dores intensas que circulam

 

Quando ocorrem as dores: 

  • Podem ocorrer na noite ou o dia todo

 

Distúrbios de Sono: 

  • Dificuldade em adormecer,
  • Sono agitado
  • Sonolência Excessiva

 

Problemas Gastrintestinais:

  • Constipação
  • Náusea ou muitos gases
  • Cansaço
  • Mal-estar
  • Sensibilidade muscular
  • Dor muscular
  • Espasmos musculares
  • Sensação de  picadas com alfinetes e agulhas no corpo
  • Sensibilidade ao frio
  • Alterações de humor ou nervosismo
  • Falta de memória
  • Falta de concentração
  • Mãos: sensação de frio ou formigueiro
  • Rigidez nas articulações
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade,
  • Menstruação dolorosa
  • Formigamento nos pés

 

Qual é a visão da Medicina Chinesa no tratamento de Fibromialgia?

A Medicina Chinesa tem uma visão diferente da medicina ocidental sobre a fibromialgia. E na visão milenar são  observados a deficiência de Qi (energia) e de sangue ou estagnação do Qi do fígado. 

 

Em minha própria experiência clínica, quase sempre vejo alguns problemas com o sistema cardíaco, que é apenas uma descrição mais específica de onde a estagnação e a deficiência de Qi / sangue estão se manifestando. 

 

Em suma, o que tudo isso significa é o fluxo natural do Qi (energia) e o sangue é prejudicado, muitas vezes devido a um enfraquecimento da energia para manter tudo em movimento em primeiro lugar. A dor é o resultado da estagnação (de energia / sangue / fluidos) e, portanto, quando há estagnação do Qi e do sangue, quase certamente haverá dor. 

 

Uma deficiência do Qi / sangue é geralmente vista em casos crônicos e simplesmente reflete um estado enfraquecido que resulta do desequilíbrio a dor intensa e muitos outros sintomas, incluindo os psicológicos. 

A estagnação do qi do fígado muitas vezes se traduz sintomaticamente em estresse, depressão e ansiedade que são exacerbados pela dor e desconforto crônicos. 

 

É importante observar que como na Medicina Chinesa (MTC) tem uma visão diferente da fibromialgia, como todas as doenças ocidentais, as causas que dão origem aos sintomas físicos podem ser muito diferentes entre os indivíduos que tenham a mesma doença.

 

Existem estudos clínicos que confirmam  que a acupuntura é uma técnicanatural, eficaz, segura, sem efeitos colaterais para o tratamento da fibromialgia. Na minha experiência do tratamento da fibromialgia com a acupuntura, a maioria dos pacientes consegue sentir uma redução significativa da dor e do desconforto, equilibrando as emoções.

 

Há também pacientes que conseguem ficar sem dor nenhuma no tratamento de acupuntura para fibromialgia. A grande maioria dos pacientes percebe uma melhora significativa na qualidade de vida  e bem-estar geral. 

 

Grande parte da turbulência emocional que é experimentado pelo paciente que tem fibromialgia, devido à dor constante, dificuldade em diagnosticar e tratar a doença, entre outras, pode ser significativamente resolvida com a acupuntura.

 

Na medicina chinesa, as emoções são consideradas parte integrante da fisiologia energética do corpo e podem influenciar diretamente o corpo físico e vice-versa. Esse conceito ainda precisa ganhar força total na prática da medicina ocidental.

 

Há no entanto pesquisas científicas que realmente vêem claramente a relação entre as emoções e vários sintomas fisiológicos que essencialmente confirmam que existe uma ligação direta entre as emoções e o corpo físico.

 

Em doenças como a fibromialgia, há sempre um aspecto emocional muito forte da doença, na maioria das vezes depressão, ansiedade, inquietação, irritabilidade entre outros sintomas psicológicos. 

 

E para eficácia no tratamento da fibromialgia com a acupuntura, é muito importante abordar os vários desequilíbrios emocionais envolvidos na vida do paciente. Na maioria das vezes, os tratamentos tradicionais medicamentosos ignoram diretamente o emocional da fibromialgia ou prescrevem algum tipo de psicotrópicos, como os antidepressivos, que geralmente não são eficazes por não tratarem diretamente a causa e sim os sintomas.

 

Outra questão que muitos pacientes enfrentam e me relatam é que a fibromialgia frequentemente apresenta múltiplos sintomas e muitos profissionais da saúde tendem a se concentrar apenas em alguns, descartando a hipótese dessa doença ser a somatização do mental em desequilíbrio, atingindo a parte mais sútil do nosso ser: a alma.

 

Do ponto de vista da MTC, as doenças complexas como a fibromialgia, o que muitas vezes parece ser um caso perdido sem esperança, por existir vários sintomas é, muitas vezes, relativamente simples. A marca registrada da MTC é que somos capazes de tratar o paciente como um todo, resolvendo todos os sintomas ao mesmo tempo, identificando outros desequilíbrios e suas causas.

 

A acupuntura  é Eficaz para o Tratamento da Fibromialgia?

Há muitos estudos que comprovam que a acupuntura é eficaz no tratamento da fibromialgia e útil para uma série de condições de dor, psicológicas e doenças autoimunes. O tratamento de acupuntura para fibromilagia é muito eficaz, pois essa técnica milenar trabalha a estimulação energética do corpo todo e devido à natureza sistêmica consegue atingir desde a dor física como a dor da alma.

 

A fibromialgia é mais comum do que pode parecer, embora o diagnóstico possa ser difícil de definir devido à variedade de sintomas. 

 

Em muitos estudos analisaram a eficácia da acupuntura para fibromialgia através de uma variedade de escalas de dor, mas também na modulação de serotonina e substância P.

 

A maioria das pessoas conhece geralmente o termo serotonina, provavelmente mais como substância química do humor, mas desempenha um papel importante no controle da dor e da inflamação no corpo. 

 

A substância P, no entanto, é menos conhecida, certamente para o público em geral. Substância P foi originalmente descoberta na década de 1930 e é uma parte importante das respostas iniciais do corpo à ameaça, incluindo a experiência de dor, inflamação para proteção e outras alterações de humor. Muitas vezes é elevado em pacientes com fibromialgia.

 

Pesquisadores recrutaram 75 mulheres com fibromialgia e as dividiram no tratamento e em dois grupos de controle. Eles foram oferecidos tratamento duas vezes por semana durante 4 semanas e foram avaliados antes e depois dessas sessões.

 

Os pesquisadores descobriram que os níveis de serotonina foram aumentados significativamente no grupo de acupuntura e os níveis de substância P foram significativamente menores em comparação com os grupos de controle. 

 

No grupo de acupuntura, todas as outras escalas de dor e outros marcadores foram melhorados, além dessas mudanças químicas muito positivas. Na maioria dos casos, os pesquisadores viram que essas mudanças positivas duraram mais de 3 meses após a sessão do tratamento com acupuntura.

 

Os pesquisadores concluíram que a acupuntura ajuda muito no tratamento de fibromialgia, podendo durar longo prazo as melhorias na dor e nos desequilíbrios pscicológicos. 

 

Estudos estão comprovando cada vez mais as reações benéficas do corpo e da mente, não somente no tratamento de acupuntura em pacientes com fibromialgia.

 

Mas sim, em qualquer doença que cause dores e respostas inflamatórias destrutivas relacionadas ao mesmo funcionamento químico.

 

Isso quer dizer que a acupuntura é eficaz no tratamento de fibromialgia e de outras doenças que causem dor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *