fbpx

6 Dicas de como Usar o Óleo Essencial de Lavanda para Saúde e Bem-Estar

O óleo essencial de lavanda é muito popular, sendo muito utilizado principalmente pelo seu efeito calmante e dificilmente irrita a pele. O óleo essencial de lavanda é um dos destaques da aromaterapia, por não haver contrainidicações (a não ser que a pessoa tenha algum tipo de alergia as substâncias da planta).

O óleo essencial de lavanda officinalis é considerado um maravilhoso e legítimo remédio natural, tendo muitas propriedades e benefícios. Entre os muitos benefícios a lavanda tem propriedades calmantes, ajudam no tratamento de depressão (antidepressivo), além de relaxar os músculos e acalmar os nervos.

Além do óleo essencial de lavanda ajudar no tratamento da depressão pode auxiliar também no tratamento de insônia, é ainda antibacteriano, antisséptico e auxilia na digestão.Se você está em um momento difícil na sua vida, como tristeza, ansiedade, insônia, pode apostar no óleo essencial de lavanda, que com certeza vai ajudar, além de poder curar outras inúmeras doenças.

Quer saber como usar esse óleo tão poderoso?!

Vou citar aqui algumas formas práticas de como utilizar o óleo essencial de lavanda no dia a dia.

1. Aromaterapia no ambiente

Você pode usar o óleo essencial de lavanda e sentir o aroma no ar através de um difusor. Pode colocar um pouquinho de água no difusor e duas gotinhas do óleo  essencial de lavanda. Assim você vai inalar a fragância de forma natural, trazendo mais calma e relaxamento para o seu ambiente. É indicado para momentos de ansiedade, estresse e ainda limpa a energia da casa.

2. Aromaterapia para Insônia

O óleo essencial de lavanda é maravilhoso para o tratamento de insônia. Ajuda a dormir melhor, acorda mais motivado e ajuda a diminuir os pensamentos acelerados antes de dormir. Você pode colocar em uma flanela fina com algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda em baixo do travesseiro ou na mesa de cabeceira ao lado da cama.

3. Aromaterapia para picadas de insetos

Você sabia que muitos remédios naturais para picadas de insetos são a base de óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de lavanda tem propriedade terapêutica para acalmar a pele. O óleo essencial de lavanda pode ser passado puro, diretamente na picada ou também pode pegar uma medida de colhersinha de chá de um creme ou gel e acrescentar uma ou duas gotas do óleo essencial de lavanda, misturar e passar na picadinha.

4. Aromaterapia na Massagem

O óleo essencial de lavanda pode ser utilizado nas massagens, misturando algumas gotinhas do óleo em cremes e óleos minerais ou vegetais. Geralmente usa-se o óleo essencial de lavanda para massagens relaxantes, antistress, dores musculares, dores nas articulações, trazendo calma e bem-estar.

5. Compressa de Lavanda

Existem muitos tipos de compressas, mas a compressa de óleo essencial de lavanda é uma das minhas preferidas. Seus benefícios são diversos como ajudar na dor muscular, dor de garganta, sinusite entre outras doenças.

Existem compressas quentes que geralmente são indicadas principalmente para dores musculares, artrite, dor de garganta. E  também compressas frias que ajudam nas contusões e outros problemas.

Modo de fazer: Você vai precisar de um pano ou gaze, mergulhe em água quente (água quente para um tipo de tratamento e na água fria para outro), coloque 4 gotinhas de óleo essencial e depois é só aplicar a compressa no lugar que necessita.

6. Aromaterapia para tratamento da caspa

Um dos benefícios do óleo essencial de lavanda é no tratamento da caspa, além de estimular a circulação ajuda a acalmar a mente. É muito fácil de fazer: somente faça uma massagem no couro cabeludo com umas 3 gotinhas de óleo essencial de lavanda. É recomendado fazer a aplicação com frequência para ter o efeito desejado.

A aromaterapia é uma ótima maneira natural para tratar e curar doenças!! Gostou do artigo?! Deixe um comentário!!

Se você gosta de Terapias Naturais e quer ter um tratamento natural específico para sua questão emocional e física, procurou no lugar certo!!

Aqui no projeto Cura em Casa contamos com Aromaterapeuta Online, ou seja você pode fazer o seu atendimento online com uma consulta Personalizada especialmente para você!!!
Além da Aromaterapia Online, serão abordadas mais 4 terapias nessa consulta, como:
Quer saber mais sobre a Consulta Online?