Aromaterapia para o Câncer
O câncer é uma doença que tem tratamentos por diversas vezes bem danosos. Uma doença que aparece silenciosamente e se não tratada a tempo, pode causar danos irreversíveis. Por ter um tratamento tradicional danoso ao corpo e mente, muitas técnicas alternativas de cuidado à saúde estão aliadas para tratar o câncer, entre medicinas alternativas, a Aromaterapia vem sendo muito usada em casos de câncer.
A experiência de passar por uma doença como o câncer costuma ser dolorosa, mas acreditar que é possível enfrentar essa doença de maneira mais positiva é fundamental para o resultado do tratamento. Sorriso no rosto, força, esperança e fé! No artigo de hoje, traremos como a Aromaterapia pode lhe ajudar com o câncer. Um conteúdo valioso para pessoas especiais como você!
Estão interessados? Venha com a gente e surpreenda-se com as inúmeras possibilidades!
Como a Aromaterapia e os Óleos Essenciais podem ajudar no câncer?
A Aromaterapia para o câncer vai ajudar no tratamento da pessoa e a vida que ela leva, existindo óleos essenciais que podem ajudar a reduzir a progressão das células do câncer. Isso ajudará diretamente em uma melhora geralmente visível a vida do adoecido e também auxiliar no emocional.
A Aromaterapia irá ajudar diretamente na diminuição dos efeitos colaterais do tratamento convencional e mudar a maneira que você vê, sente e se põe frente a vida e suas escaladas. Será reduzido o medo, o estresse, equilibrará a ansiedade e ajudará na maneira que o adoecido lida com a doença.
Vale lembrar que é fundamental o acompanhamento de um aromaterapeuta na hora da escolha dos óleos essenciais. Cada um dos óleos apontados por seu terapeuta terá grande finalidade em melhorias na vida de quem tem câncer e na ajuda ao enfrentamento da doença, frente às possibilidades de tratamento.
Óleos essenciais que ajudam no câncer:
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Lavanda (Lanvandula angustifolia)
- Eucalipto (Eucalyptus globulus)
- Manjericão (Ocimum basilicum)
- Cravo (Syzygium aromaticum)
- Tomilho (Thymus vulgaris)
Óleos essenciais que podem ajudar na imunidade:
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Eucalipto (Eucaliyptus globulus)
- Limão (Citrus limon)
- Cravo (Syzygium aromaticum)
- Lavanda (Lavandula angustifolia)
- Capim Limão (Cymbopogon nardus)
Aromaterapia na imunidade no tratamento do câncer
A terapia a base dos óleos essenciais é uma grande maneira de melhorar o sistema imunológico de qualquer pessoa. Já que o câncer e seus tratamentos geram um grande desgaste e atacam diretamente o sistema imunológico, uma grande saída para isso é exatamente a Aromaterapia, vou colocar abaixo os óleos essenciais que ajudam na imunidade para o tratamento do câncer.
O que é o câncer?
O câncer é uma doença em que células anormais se dividem e destroem partes do corpo humano. Mais de uma centena de doenças compartilham dessa característica de aparecer a partir do crescimento desordenado de células “anormais”. Essas células se juntam em blocos e formam o que chamamos de tumor. Invadem tecidos corporais e podem acabar invadindo órgãos por todo o corpo.
O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, acontece que ele tem um histórico de ser predominante em algumas partes mais focais do corpo, como o câncer de mama ou até mesmo o de próstata. Vale ressaltar, que cada órgão do seu corpo apresentará tipos diferenciados de agressividade e resistência.
Muitos são os motivos que podem vir a causar câncer. Alguns dos fatores estão ligados ao nosso DNA e são geneticamente pré-determinados a esses chamamos de fatores internos. Porém, é importante pontuar que alguns fatores externos influenciam no aparecimento de um tumor. A doença pode estar ligada a hábitos, costumes, qualidade de vida e questões emocionais somatizados no corpo físico.
O que é aromaterapia?
Aromaterapia é uma medicina alternativa e complementar a métodos tidos como tradicionais. A Aromaterapia, como o nome já sugere, faz-se da utilização de óleos e fragrâncias aromáticas específicas em busca da melhora no bem-estar mental e físico de nós seres humanos.
Em determinados casos, a Aromaterapia é usada como terapia complementar, não ocupando o lugar do tratamento tradicional. Porém, esta técnica é considerada em território nacional, uma prática integrativa e complementar de acordo também com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os efeitos da Aromaterapia serão notados no físico, no psicológico e também no lado emocional do paciente.
Quais os efeitos colaterais da quimioterapia?
A quimioterapia é um dos tratamentos realizados para busca da erradicação, diminuição ou “controle” dos mais variados tipos de câncer. A quimioterapia é conhecida por seus efeitos colaterais danosos.
Os efeitos da quimioterapia são vários, entretanto, irá variar de acordo com cada paciente, o local do tumor, o grau de evolução e até mesmo o sistema imunológico de cada corpo.
Alguns dos efeitos colaterais causado pela quimioterapia:
- Perda de apetite.
- Diarreia ou constipação.
- Perda de cabelo.
- Hematomas e hemorragias.
- Náuseas e vômitos.
- Infecção.
- Anemia
Os óleos essenciais podem ajudar durante a quimioterapia?
Uma das grandes atuações dos óleos usados no processo de Aromaterapia é exatamente na potencialização positivamente do sistema imunológico. Como a quimioterapia ataca também seu sistema de defesa, é bem comum o paciente com câncer ficar à deriva no que tange a imunidade e o sistema psicológico.
Fazer a terapia de maneira correta o ajudará bastante a gerar uma maior imunidade melhorando seu sistema de defesa, tanto para enfrentar o câncer, como para enfrentar outra doença que possa atacar o sistema imunológico fragilizado.
Óleos essenciais para os efeitos colaterais da quimioterapia:
- Perda de Cabelo: Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Para aumentar o apetite: Laranja doce (Citrus sinensis)
- Nervosismo e ansiedade: Lavanda (Lavandula angustifolia)
- Infecções: Tea tree (Melaleuca alternifolia)
- Dores de cabeça, náuseas e vômitos: Hortelã-pimenta (Mentha piperita)
Como usar a Aromaterapia para tratamento do Câncer?
Existem algumas formas de melhor usar a Aromaterapia para apoio e potencialização ao tratamento do Câncer. Cada maneira terá um resultado específico para determinados casos de câncer.
Vale a orientação de não fazer uso dos óleos sem especialização sobre a terapia, tendo risco até mesmo de piora da saúde. Estamos falando de algo sério e seu mal uso poderá gerar graves reflexos.
Formas de aplicação:
- Uso tópico: formulações com óleos essenciais misturados com cremes, géis, óleos de massagem.
- Inalação com difusor: sentir o aroma dos óleos essenciais em aromatizador e difusor de ambiente.
- Inalação Direta: Aplicação de gotas de óleos essenciais nas mãos e inalar algumas vezes por dia.
- Em Banhos: Diluir os óleos essenciais em dosagens para cada indivíduo em banhos de imersão.
- Ingestão: Ingerir dosagens específicas de óleos essenciais para o tratamento.
Portanto, o artigo acima demonstrou o quão positivo pode ser o contato de um paciente com câncer com o uso da Aromaterapia. A Aromaterapia irá ajudar diretamente na diminuição dos efeitos colaterais do tratamento. Ajudará seu psicológico, seu físico e também a maneira com que você irá lidar com a doença. A Aromaterapia será de grande ajuda na sua imunidade e alto astral!
Gostou? Venha com a gente e marque sua consulta online com um aromaterapeuta especializado agora mesmo!