fbpx

Como o Reiki ajuda na ansiedade?

O Reiki é uma técnica original do Japão, que envolve a aplicação das mãos para transferência de energia. A energia através das mãos leva o equilíbrio para os centros de energia do corpo chamados de chakras. Portanto, eles se alinham e promovem o equilíbrio energético. O que é necessário para manter a saúde e bem-estar mental, físico, emocional e espiritual. Por isso, é tão falado que a técnica Reiki ajuda na ansiedade.

Antes de fazer a sessão de Reiki, o reikiano, ou seja, o terapeuta desta técnica, vai fazer uma limpeza energética no ambiente, sendo com incensos ou até mesmo mentalmente através dos símbolos do Reiki para proteção do ambiente, do paciente e do próprio terapeuta reikiano. Durante a sessão, os praticantes de Reiki colocam as mãos no corpo de uma pessoa, podendo ser presencial ou mentalmente à distância. Com o intuito de alterar as oscilações ou vibrações da energia. Segundo o conceito da técnica, isso é o que traz alguns benefícios comprovados. Como, por exemplo, o alívio da dor e redução dos sintomas de ansiedade e estresse.

A prática do Reiki é segura, não causa efeitos colaterais, e não possui religião. Ou seja, é aceita por pessoas de origens e crenças diferentes. Além disso, também poder ser realizada em conjunto com outras técnicas de cura, como a acupuntura, florais, aromaterapia, enfim pode ser um complemento para qualquer tratamento.

Quais os benefícios do Reiki para a ansiedade?

Ao fazer o Reiki, é necessário envolver a transferência de energia vital que mantém o corpo em equilíbrio. No entanto, isso é o que produz uma sensação de bem-estar. Além disso, melhora o humor e melhora a saúde física. Em terapias deste são usadas técnicas de meditação e exercícios respiratórios. Que atuam trazendo benefícios como os listados a seguir:

Ajuda nos sintomas da ansiedade e estresse

Para relaxar o paciente e causar bem-estar , esse tipo de terapia pode ser muito útil no tratamento de problemas com a ansiedade. Assim, por intermédio de um terapeuta de reiki, também é possível reduzir os sintomas do estresse, o que causa a ansiedade. Com isso, os sentimentos de paz interior são promovidos e um efeito calmante é alcançado em conjunto é claro, com as técnicas de respiração e meditação que são fundamentais para um resultado perfeito.

Ajuda a tratar a depressão

O Reiki também é útil para ajudar a tratar a depressão. Pois, através da técnica de imposição das mãos, pode-se ajustar a vitalidade do corpo. Além disso, pode reduzir os sintomas causados ​​por esse transtorno. Como muita tristeza, cansaço físico, perda de energia e interesse por coisas que antes eram agradáveis.

É importante que você consulte um psiquiatra antes de iniciar uma sessão de Reiki, para fazer uma avaliação. Pois, na maioria dos casos, a medicação antidepressiva é recomendada. O Reiki pode ser usado em conjunto com tratamento medicamentoso para aumentar os efeitos positivos.

Quais os sintomas da ansiedade?

Os sintomas de ansiedade podem surgir em um nível físico. Como, por exemplo, aperto no peito e sensação de tremores. Ou em um nível emocional, por exemplo, a presença de pensamentos negativos, preocupações, inseguranças e medos. Além disso, muitas vezes vários sintomas ocorrem em simultâneo.

Esses sintomas podem aparecer em adultos como reação a casos de estresse. Como, por exemplo, exames ou entrevistas de emprego, quando a pessoa se sente angustiada e não fica positiva. Além disso, as crianças também podem sentir sintomas de ansiedade. Mas, pode ser mais difícil explicar o que sente, por muitas crianças não conseguem se expressar com muita clareza.

O Reiki libera substâncias como serotonina e cortisol, equilibrando o que afeta todo o corpo.

A ansiedade pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além de preparar o corpo para responder de forma imediata. Sem perceber, as pessoas inalam mais do que precisam (hiperventilação), o que piora tudo nas sensações na crise de ansiedade. Diminui muito o nível de gás carbônico no sangue, acionando receptores que ficam nas carótidas e que mandam sinais equivocados ao cérebro. Veja a seguir os principais sintomas da ansiedade:

Sintomas psicológicos

  • Angústia
  • Apreensão;
  • Dificuldade de se concentrar;
  • Sem capacidade de relaxar;
  • Inquietação;
  • Insônia;
  • Medo;
  • Pensamentos negativos, de ruína ou de doença;
  • Preocupações com problemas no futuro;
  • Sensação de estar “no limite”.

Sintomas físicos

  • Boca seca;
  • “Borboletas” no estômago;
  • Calafrios;
  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Formigamento Náusea;
  • Hiperventilação;
  • Ondas de calor ou frio;
  • Sensação de desmaio;
  • Sudorese;
  • Taquicardia (coração acelerado);
  • Tensão muscular;
  • Tonturas;
  • Tremores;
  • Urgência para ir ao banheiro.
Quem toma remédio para ansiedade pode fazer Reiki?

Sim com toda certeza será algo benéfico, aliar os medicamentos com esta terapia pode ajudar muito na ansiedade. O Reiki é um técnica que ajuda na ansiedade, e é possível usá-la em conjunto no tratamento com remédios.

Além disso, em muitos casos, esta terapia é até recomendada por psiquiatras para aumentar o efeito positivo dos remédios. Portanto, os tratamentos convencionais em conjunto com o Reiki é recomendada, sendo uma ótima opção para tratar ansiedade.

A Terapia Reiki ajuda para estresse e ansiedade?

O Reiki é uma técnica que tem sido usada há séculos para tratar certas condições patológicas e promover a saúde. A técnica é feita com a mão do terapeuta sobre uma área específica do corpo do paciente. No entanto, a técnica diz que isso facilita a transferência de “energia vital” de uma pessoa para outra, podendo ser realizada o reiki à distância e online.

Embora existam estudos apontando para a eficácia do Reiki no alívio de diferentes sintomas clínicos, incluindo transtornos relacionados ao estresse, como, por exemplo, ansiedade e depressão. Havendo estudos que comprovam a eficácia da energia do Reiki, tanto que é autorizada pela (OMS) Organização Mundial da Saúde e existe essa Terapia no SUS( Sistema Único de Saúde).

Como funciona a Terapia Reiki para ansiedade?

O Reiki visa equilibrar o campo vibracional da mente, emocional, físico e espírito. Existem, vários pesquisadores que vêm estudando o potencial dos campos bio eletromagnéticos agindo nos processos fisiológicos e mecanismo pelo qual o Reiki funciona.

O princípio do Reiki é que a força vital flui através do corpo, apoiando suas funções vitais através de canais, Bem como de centros de energia chamados de chakras, sendo o poder que sustenta e equilibra os órgãos e células do corpo. Portanto, quando a força vital é perturbada, afeta o campo de energia do corpo e afeta negativamente os órgãos ou tecidos. No entanto, durante a terapia de Reiki, o terapeuta atua como um transportador de energia que entrega energia às partes afetadas do campo energético do paciente, trazendo energia positiva. E isso consegue eliminar as energias negativas que causam doenças e estresse, como a ansiedade.

Quantas sessões de Reiki são necessárias para tratar ansiedade?

Com as sessões de Reiki, você pode obter muitos benefícios, desde a primeira sessão. Mas, é impossível dizer quantas sessões serão necessárias para que uma mudança ocorra. Não há como prever se você vai se recuperar totalmente dos sintomas de estresse, quando lidamos com a causa e não com o sintoma. Cada ser humano é um universo imenso e único de estímulos por mais que as pessoas tenham o mesmo nível de estresse e ansiedade. O que para alguns pode ser resolvido em uma única sessão, para outros pode demandar semanas ou até meses. Mas, é claro que isso depende de cada caso e de sua intensidade, como falei anteriormente.