fbpx

Aromaterapia para a Ansiedade

Nos dias modernos de hoje as pessoas estão em busca de tratamentos mais naturais que não tenham tantos efeitos colaterais e ainda mais quando se fala em ansiedade e suas crises a Aromaterapia é muito eficaz.

Há estudos comprovados sobre Aromaterapia e como o óleo essencial de lavanda pode ajudar a acalmar a ansiedade. Os óleos essenciais e a aromaterapia têm sido usados por aromaterapeutas de medicina alternativa há centenas de anos para resolver problemas como estresse, dor e problemas de sono.

O novo estudo, publicado na Frontiers in Behavioral Neuroscience, sugere que cheirar um composto de lavanda (chamado linalol) afeta as mesmas partes do cérebro que os medicamentos contra ansiedade, sem prejudicar da mesma maneira que medicamentos convencionais fazem.

Os estudos comprovaram também que o Linalol afeta o cérebro apenas pelo cheiro, sem ser absorvido pela corrente sanguínea (outra vantagem potencial) para as pessoas preocupadas com os efeitos colaterais ou interações dos medicamentos.

Há outro estudo que constatou que o uso de óleo essencial de alecrim estava ajudando no aumento da memória de estudantes e a lavanda estava associado a uma redução nos níveis de estresse e ansiedade.

O óleo essencial de lavanda é extremamente relaxante o alecrim, por outro lado, demonstrou ser estimulante.  Mas isso depende do tipo de ansiedade que você tem.

Para algumas pessoas, o alecrim pode ativar o cérebro e piorar a ansiedade, “mas se você tem pensamentos acelerados o alecrim pode ajudar a limpar sua mente, para que você possa se concentrar e focar melhor, isso pode ajudar”.

Veja o artigo sobre os 8 Alimentos que ajudam para Reduzir a Ansiedade, clique aqui: Alimentos para Ansiedade

A Aromaterapia ajuda para Crises de Pânico?

A Aromaterapia e os óleos essenciais ajudam para ansiedade e as crises de pânico e vários óleos essenciais podem reduzir a ansiedade em uma diversidade de pacientes em estados de estresse como: hospitalares, pessoas submetidas a quimioterapia, mulheres em trabalho de parto, idosos em cuidados paliativos e outras pessoas em situações estressantes.

Por que eu preciso de um Aromaterapeuta?

Cada vez mais pessoas estão buscando profissional Aromaterapeuta que o ajude com os óleos essenciais a reduzir estresse, ansiedade e síndrome do pânico, juntamente com insônia e dor, sendo  algumas das principais razões pelas quais as pessoas buscam a aromaterapia.

O profissional Aromaterapeuta ajuda o paciente a entender melhor como certos óleos essenciais e aromas afetam você pessoalmente e como usá-los para ansiedade e síndrome do pânico.

A Aromaterapia e os óleos essenciais são muito individuais de cada um, um óleo essencial pode ajudar um paciente e para outro pode ser menos eficaz, tendo que utilizar outro óleo essencial para o mesmo problema.

A Aromaterapia nos dias modernos está sendo cada vez mais vista como uma receita de bolo, mas não é assim que funciona, pois ela tem contra indicações e pode ter algumas reações, por isso há a necessidade de um Aromaterapeuta para ajudar no tratamento e o que fazer quando acontecer algum tipo de reações.

Quer saber mais sobre a Consulta Online?

Conheça as terapias abordadas em nossa Consulta Online:

Como aplicar os Óleos Essenciais?

A Aromaterapia e os óleos essenciais tem muitas formas de aplicação, mas a maneira mais simples de incorporar os óleos essenciais na vida diária de alguém é inalando-os, seja por meio de um difusor que leva os óleos essenciais no ar ou borrifando algumas gotas em objetos como seu travesseiro à noite.

Os óleos essenciais também podem ser aplicados à pele, usados no banho ou misturados a cremes, argilas e loções. Podem ser usados em colares para colocar o óleo essencial, para poder inalar durante o dia.

Mas algumas pessoas podem considerá-los irritantes quando aplicados topicamente, principalmente se não estiverem diluídos.

O Óleo Essencial de Lavanda é o melhor para Ansiedade?

Embora o óleo essencial de lavanda seja o que tem mais pesquisas por trás, não é o único óleo essencial recomendado para ansiedade.

Existem outros óleos essenciais na Aromaterapia que também tiveram ótimos resultados para ansiedade como: com óleos essencias de bergamota, sândalo, laranja doce e outros.

A forma como a pessoa reage à aromaterapia é muito individualizada. Parte do que torna a aromaterapia eficaz é como nosso cérebro e nosso sistema nervoso central respondem a esse estímulo de olfação.

E é absolutamente verdade que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra ou pode até ter o efeito oposto, por isso necessita de um Aromaterapeuta para prescrever os melhores óleos essenciais e como aplicá-los para cada caso.

As nossas memórias olfativas têm muito a ver com isso, se você tem uma experiência traumática ou negativa com lavanda em algum lugar do passado, provavelmente não será um cheiro agradável e relaxante para você.

Vou colocar aqui alguns óleos essenciais mais utilizados para ansiedade. Se você está pensando em experimentá-los, não se esqueça de procurar profissional Aromaterapeuta para ajudar você a ter um tratamento eficaz que podem fornecer orientações adicionais ou alertá-lo sobre possíveis efeitos colaterais ou interações para os quais você possa estar em risco.

Os Óleos Essenciais mais usados para Ansiedade
  • Óleo essencial de Lavanda

A lavanda é usada há muito tempo como remédio para ansiedade, síndrome do pânico e insônia., por ser extremamente calmante. Procure um produto que contenha óleo destilado das flores da planta Lavandula angustifolia.

  • Óleo essencial de Alecrim

O alecrim pode ser um perfume estimulante e energizante, por isso pode não ser uma boa escolha se o que você realmente deseja é relaxar. No entanto, algumas pesquisas sugerem que isso pode melhorar a função cognitiva e diminuir os níveis de hormônios do estresse, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade em algumas situações específicas.

  • Óleo essencial de Laranja Doce

O óleo essencial de laranja doce, extraído da casca da fruta laranja, demonstrou melhorar os marcadores do transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade e crises de pânico.

  • Óleo essencial de Bergamota

O óleo essencial de bergamota reduz níveis de hormônios do estresse, diminui a ansiedade, ajuda a controlar a síndrome do pânico, melhora do humor e diminui a fadiga.

  • Óleo essencial de Camomila

O óleo essencial da camomila, tem propriedades para aliviar o estresse e aliviar a depressão, a preocupação e a mente hiperativa. Seu uso antes do sono para o banho pode relaxar a mente e o corpo e provocar o sono, com uma consciência pacífica e espiritual.

Se você tiver problemas para dormir devido a ansiedade e pensamentos acelerados, a inalação de óleos essenciais na hora de dormir pode ajudar.

Apenas certifique-se de que o perfume não seja tão forte que acorde quando você adormecer, dormir com um difusor / umidificador combinado também adicionará umidade ao ar, o que também pode melhorar a qualidade do sono durante as estações quando o ar está seco.

Aqui no projeto Cura em Casa contamos com Aromaterapeuta Online, ou seja você pode fazer o seu atendimento online com uma consulta Personalizada especialmente para você!!!

Além da Aromaterapia Online, serão abordadas mais 4 terapias nessa consulta, como:

Quer saber mais sobre a Consulta Online?