fbpx

Florais para Ansiedade

Existem muitas essências florais para a Ansiedade , sendo um dos comportamentos relacionados as doenças psicossomáticas. Muitos métodos tradicionais são utlizados para minimizar esse tipo de comportamento e existem terapias naturais que certamente ajudarão a prevenir inúmeras doenças originadas de fatores emocionais e reduzir as somatizações físicas que essas doenças causam.

Você gostaria de algo para aliviar sua ansiedade e preocupações sem efeitos colaterais?

Eu sei que você fica ansioso e está fazendo malabarismos com muitas emoções e parece não ter uma saída agora para aquele problema, diminuindo a nossa qualidade de vida. E também sei que você prefere não falar de suas ansiedades ou nem assumir que tem esse tipo de problema, que é algo muito comum.

A vida é muito mais complicada do que costumava ser e temos que tentar manter esse equilíbrio emocional para manter o bem estar, mas muitas vezes não conseguimos fazer isso sozinhos e procuramos uma diversidade de tratamentos, muitas vezes os tratamentos tradicionais com remédios fortes que podem trazer desconfortos e efeitos colaterais.

Não é de admirar que você esteja preocupado, eu sei que há preocupações em sua mente com frequência, com o dinheiro e a família só para começar, entre outras preocupações na vida que podem ficar atormentando muitas mentes, fazendo elas pensarem que o fato é pior que a verdadeira situação é.

Os florais de Bach, são ótimos para tratar o emocional e a terapia floral pode ser uma grande ajuda para sua saúde e bem estar, beneficiando pacientes com comportamento de ansiedade, para que seus sintomas sejam reduzidos e tragam mais qualidade de vida para o paciente.

Há muitos remédios naturais dos Florais de Bach que podem tratar causas diferentes de ansiedade, mas hoje gostaria de falar sobre algumas essências que mais se utiliza para ajudar com todas as preocupações que você tem e sobre a vida e para ajudá-lo com suas ansiedades sobre sua família.

Nos níveis de ansiedade mais alta utilizamos duas essências florais que ajudam muito, mas existem outras que podem estar complementando o tratamento com os florais de Bach para ansiedade.

Você às vezes sente emoções que não consegue lidar? Você não sabe como começar a lidar com suas preocupações?

Se você sente que quando está ansioso, isso causa medo de algo que você tem noção, então precisa do Remédio de Florais de Bach chamado Mimulus.

Aqueles que precisam de Mimulus geralmente têm ansiedade devido ao medo e estão ansiosos sobre a maioria das coisas na vida que causam medo.

Pode ser que você tenha medo de aranhas, por exemplo ou das tempestades escuras ou de trovões. Você pode ter medo de ficar doente, talvez de ter câncer ou alguma outra doença fatal. Ou até goste de não ter companhia, mas tem medo de ficar sozinho!

Você é  muito sensível e tem medo de assaltos ou medo de perder familiares (isso é muito comum). Se você se identifica com qualquer uma dessas coisas, então a essência floral para esse caso será Mimulus. Ele ajuda acalmar suas ansiedades por medos conhecidos ajudando a manter o bem estar psicológico.

Mas, lembre-se, a parte importante da essência Mimulus é que você não fala sobre suas preocupações, nem mesmo com seus amigos próximos. Mimulus vai lidar com as ansiedades e preocupações que mencionei acima, mas também sei que você está preocupado com sua família: talvez seus pais idosos ou seus filhos, até os que são adultos agora!

A pessoa que necessita de Mimulus vive preocupando-se com seus entes queridos, um exemplo claro disso é quando você olha para a foto de sua mãe e pai e fica pensando excessivamente, mas por quanto tempo eles serão capazes de cuidar de si mesmos adequadamente e toda vez que você pensa neles, sua ansiedade aumenta.

Ou talvez seu filho (ou filha) esteja indo para a universidade ou indo viajar este ano e você esteja preocupado e com medo excessivamente com o modo como eles vão administrar essa situação e se eles ficarão bem.

Você se vê imaginando cenários terríveis sobre o que poderia acontecer com eles. Ou você tem medo do pior, quando envia mensagens de texto e não obtém resposta, pensando que pode estar acontecendo o pior e fica enviando mensagens de texto demais, extremamente preocupado com coisas que nem podem estar acontecendo.

Existe também outra essência que é muito utilizada para tratar ansiedade com o bem estar alheio é o Red Chestnut sendo remédio ideal para quem se preocupa e fica ansioso com nossos entes queridos. Essa essência floral impede que todos esses pensamentos indesejados entrem na sua mente a maior parte do dia, acalmando esses pensamentos em desequilíbrio, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Existem outras essências florais para ansiedade, mas essas em especial quase sempre são prescritas.

 

Por que é necessário um Terapeuta Floral para prescrever os Florais?

É muito importante ter um especialista em Florais para avaliar cada indivíduo, pois através da avaliação minusciosa de uma situação e as características de personalidade de cada pessoa e o comportamento das reações dessa pessoa a um evento são muito específicas. Somente um terapeuta floral vai poder avaliar com clareza o processo de reações diretas a fatores externos, de acordo com valores, percepções, crenças, compromissos, pensamentos e o meio ambiente em que essa pessoa vive e como vive nesse ambiente.

Qualquer evento psicológico em desequilíbrio desencadeia um processo psicobiológico que inclui uma avaliação e o desenvolvimento de uma estratégia com as melhores essências florais específicas que torne a pessoa capaz de diminuir ou acabar com o sentimento de ameaça e também de reconhecer sua incapacidade e de conseguir controlá-la.

Assim, um estímulo interno ou externo pode ser interpretado como perigoso ou ameaçador, desencadeando uma reação emocional, caracterizada como um estado de ansiedade e sensações que o paciente não saberia distinguir o floral necessário para melhorar o bem estar.

O que é Ansiedade e os Sintomas de Ansiedade?

Diferentes conceitos de ansiedade existem: alguns estudos entendem como um estado transitório, caracterizado por sentimentos desagradáveis de tensão e apreensão. Consideram diferenças individuais nas reações a situações percebidas como ameaçadoras como um traço de ansiedade, com níveis crescentes de intensidade.

A ansiedade se manifesta através de alterações fisiológicas e psicológicas que começam com um pensamento crescente que não conseguimos controlar, se deixando levar por esses pensamentos, que tiram nossa paz de espírito e qualidade de vida.

Alguns sintomas de ansiedade são: tremores, palpitações, vertigem, calor excessivo, frio excessivo, sudorese excessiva, náusea, diarréia, boca seca, insônia, fraqueza e falta de apetite, aumento da frequência cardíaca, dormência, formigamento, sensação de fraqueza.

Algumas mudanças comportamentais incluem: preocupação, nervosismo, medo, angústia, irritação, tensão, apreensão, insônia, dificuldade de concentração e podem aparecer mesmo se não forem identificadas ameaças reais. Assim, outras pessoas podem considerá-lo desproporcional à intensidade da emoção.

Assim, a ansiedade inconsciente tende a ser a causa de diferentes doenças e, quando dirigida ao nível de consciência, essas condições podem ser evitadas, pois quando entendemos o nosso problema, criamos mecanismos de defesa benéficos para o nosso organismo e essa consciência nos ajuda a se policiar nos pensamentos indesejados e a controlá-los com positividade e esperança que já existe dentro de nós.

 

Como os Florais de Bach podem ajudar?

Os florais ajudam a ativar esses mecanismos através da melhora na qualidade dos pensamentos da nossa personalidade em desequilíbrio e aceitando nossas dificulades, enfrentado elas de forma a entender que nós podemos ficar calmos e procurar soluções antes de pensar em ficar ansioso e preocupado.

A terapia floral faz parte das terapias vibracionais e não invasivas, tratando o ser humano de dentro para fora, auxiliando nos seus pensamentos em desarmonia que trazem somatizações de doenças físicas. Essências florais, feitas a partir de plantas selvagens, flores e árvores de campo, tratam transtornos de personalidade, sendo o objetivo da Terapia Floral harmonizar o corpo etérico, emocional e mental.

A essência floral é um suplemento integrador de saúde e bem estar, elaborado à base de flores, obtido pelo método solar, método lunar, método de infusão, seguido de diluição. O potencial energético das flores só é conseguido dessa forma, que retira o DNA energético de cada propriedade terapêutica de cada flor.

Quando colocadas na água, as flores imprimem padrões que correspondem aos níveis de consciência de cada flor específica que tratam as personalidades em desequilíbrio específicas. Quando o paciente começa a tomar o floral, com o tempo começará a se sentir melhor de forma gradativa, melhorando a qualidade de vida.

E com o processo do tratamento com os florais de Bach, geralmente nas próximas duas semanas, você notará de repente que sua ansiedade é bem menor. Começará a perceber que o foco do seu pensamento não é mais a ansiedade e aquela preocupação excessiva, nem os pensamentos que acompanham o ansioso. E se você por exemplo, estiver preocupado com o fato de seus filhos lidarem com o grande mundo selvagem, você ficará contente em permitir que eles encontrem seu próprio caminho na vida de forma fluida e natural.

 

Como os Florais de Bach foram criados?

O médico britânico Edward Bach desenvolveu os remédios florais de Bach na década de 1930. Ele nasceu em Moseley, Inglaterra, em 1886. Em todo o seu trabalho, o Dr. Bach tentou mostrar como a saúde e a doença estão intimamente relacionadas à maneira como a pessoa vive, como pensa e à necessidade de mudanças no estilo de vida.

Para intervir no comportamento ansioso, existem outras essências como falei um tempo atrás nesse artigo. As essências dos Florais de Bach que podem ajudar para ansiedade além do Mimulus e Red Chestnut são:

Impatiens, Cherry Plum, White Chestnut e Clematis.

A essência floral Impatiens: ajuda a acalmar a alma e desenvolver empatia, sentimentos delicados e paciência. Isso leva à aceitação do ritmo de outras pessoas e ao desenvolvimento de eventos.

A essência Chestnut Bud: ajuda as pessoas a recuperar o descanso mental, a paz interior e, consequentemente, as ideias claras e a consciência dos sentimentos.

Cherry Plum faz as pessoas ganharem coragem e acreditarem que são capazes de lidar com os desafios da vida, superando a tensão e o medo extremo.

A essência floral Beech: auxilia pessoas críticas e intolerantes a abrir e potencializar seu autoconhecimento, consequentemente colocando-se em no lugar do outro, para adotar uma atitude mais compreensiva e tolerante.

Essas são algumas das essências que podem ajudar na ansiedade, mas é normal ter que prescrever outras essências totalmente diferentes quando é avaliado a causa do paciente e cada indivíduo tem o seu universo de causas que é diferente de cada um, por mais que tenham o mesmo problema.

 

Como tomar os Florais?

Geralmente os Florais prescritos são para tomar via oral, toma-se 4 gotas- 4x ao dia, mas existem muitas outras formas de prescrever para cada caso. Também existem chicletes, balas, spray de ambiente, cremes e loções com as essências florais, com o objetivo de resgatar a qualidade de vida e bem estar como um todo.

 

O Floral de Bach Rescue pode ajudar na Ansiedade?

Alguns estudos relacionam muitos benefícios dos florais de Bach para o tratamento da ansiedade, comparando dois grupos de indivíduos ansiosos, um dos quais recebeu remédios florais e o outro placebo.

A essência usada nesse estudo foi o Rescue Remedy, parte do sistema de Bach, que contém cinco flores: Impatiens, Clematis, Star of Bethlehem, Cherry Plum e Rock Rose.  Nesse estudo foram observados uma diminuição significativa na ansiedade em indivíduos com altos níveis de ansiedade.

Esses estudos analisaram a eficácia de essências florais para ansiedade e vários outros tipos de distúrbios emocionais. Os Florais de Bach são eficazes para tratamentos psicológicos e o uso deles auxiliam muitas pessoas a entenderem as suas dificuldades e momentos difíceis da vida, podendo ser tomados em conjunto com qualquer remédio controlado

No Brasil, a terapia floral ganha cada vez mais espaço, conquistando muitas pessoas com sua forma natural de tratar o ser humano, animais e plantas, sem efeitos colaterais, sendo um grande auxílio para as questões emocionais e bem estar.

A maioria das pessoas 80% que utilizou as essências florais referiu que, mesmo quando confrontadas com eventos estressantes, conseguiram manter a calma, com ideias claras e concentradas. Outros 60% indicaram que começaram a se sentir menos irritados e impacientes diante de situações que normalmente os incomodavam. Quanto ao aspecto físico, as diferenças mais citadas foram melhora do padrão de sono 40%, diminuição de cefaleias 30,6% e dor muscular devido a tensão mental 30%.

Cada vez mais é comprovado que as terapias naturais e vibracionais como os Florais de Bach, estão ajudando pessoas com ansiedade e com diversos tipos de problemas emocionais, contribuindo para saúde, bem-estar e qualidade de vida de forma natural e sem os efeitos colaterais comuns nos medicamentos controlados.

Só basta se permitir olhar o que podemos mudar dentro de nós, conseguindo transformar muitos defeitos de nossas personalidades em qualidades, lidando com mais calma e serenidade as dificuldades do dia a dia resgatando a qualidade de vida.

Os Florais de Bach ajudam nesse processo de autoconhecimento, trazendo um olhar mais profundo para dentro de nós, fazendo com que cada dificuldade na vida seja um aprendizado, nos lembrando o que é realmente necessário em nossos pensamentos e atitudes para a evolução e equilíbrio do nosso espírito.

A Terapia floral nos ajuda a entender os nossos problemas emocionais de forma natural, visando a autocura de dentro para fora, tratando personalidades em desequilíbrio, substituindo por qualidades em nossos pensamentos.