fbpx

O que são os Óleos Essenciais?

Desde muitos séculos o estudo da herbologia para uso nos cuidados da saúde já estudava o poder das substâncias curativas dos óleos essenciais. Você já cheirou uma flor e sentiu seu aroma e poder? Muitas espécies de plantas podem se tornar o remédio que você precisa. Pouca agressão ao corpo e muita potência no que tange a melhora de diversas doenças. Você sabe o que são os óleos essenciais?

Há uma severa busca para que encontre tratamentos menos agressivos ao ser humano ou quando ainda não tem jeito, algo que o alivie. Métodos alternativos para o cuidado da saúde vem se tornando cada vez mais buscados por pacientes. O modelo natural de tratamento pode ser a melhor forma de você se reencontrar novamente.

Venha com a gente nesse bate-papo tranquilo e muito informativo para quem quer conhecer mais sobre os óleos essenciais.

Vamos lá!

 

Como funcionam os Óleos Essenciais?

Sabe aquele momento em que sentimos um determinado cheiro? Todo um processo de reconhecimento e diálogo com nosso corpo acontece, algumas pessoas ao sentir cheirinho de bolo, lembram da avó, outros ao sentir cheiro de terra molhada, lembram de sua cidade natal, entre tantas outras sensações.

Os receptores que temos bem no nariz, leva o aroma sentido diretamente para nosso sistema límbico (no cérebro). Um determinado odor pode nos deixar felizes, risonhos, tristes e até com raiva. O que poucos ainda sabem, é que os óleos essenciais podem também causar efeitos fisiológicos em nossos corpos.

A Aromaterapia, terapia responsável pelo trabalho das essências dos óleos essenciais, pode atuar diretamente no nosso sistema central (na memória), como dissemos acima. Agindo de maneira correta com a terapia dos aromas, é possível promover equilíbrio nas emoções de uma maneira muito eficaz. Os óleos essenciais são muito usados em tratamento como depressão e ansiedade.

 

Como são extraídos os óleos essenciais?

Os óleos essenciais advém de muitas maneiras de serem feitos. Isso porque existem algumas maneiras de se trabalhar os óleos essenciais, variando o método para cada essência em questão.

Lista de onde se extrai os óleos essenciais:

  • Sementes,
  • Cascas,
  • Caules,
  • Raízes,
  • Flores e
  • outras partes das plantas

Esses aromas compostos são considerados voláteis de ocorrência natural. São moléculas orgânicas que mudam suas estruturas de maneira rápida, do estado sólido ou até mesmo do estado líquido, para o estado gasoso.

Os óleos essenciais são obtidos por meio de técnicas de:

  • Extração,
  • Como prensagem a frio
  • e diferentes tipos de destilação.

Você consegue até mesmo sentir o aroma quando usado corretamente, ou até sentir o cheiro a uma boa distância. Esse aroma circula de maneira rápida pelos ares, agindo assim diretamente nos sensores olfativos do nariz ao cérebro. Os óleos são uma verdadeira concentração de determinadas plantas ou partes dela. Uma medicina natural e alternativa que tem muita eficácia.

Mas você sabe como se usa os óleos essenciais? Vem com a gente!

 

Como usar os óleos essenciais?

Cada corpo humano, por mais parecido que possa parecer, é um mundo com inúmeras especificações. Cada corpo e mente, de acordo com sua fisiologia ou as experiências de vida, precisará de um determinado óleo essencial. Mais do que isso, cada pessoa terá melhor relacionamento ou terá uma exigência como modelo de uso.

Lista de como usar óleos essenciais:

  • Uso tópico ( Cabelo, pele, unhas, boca, genitais, etc…)
  • Massagem
  • Compressas
  • Banhos
  • Inalação (por difusão, inalação direta)
  • Algodão ou tecido
  • Vapor quente
  • Borrifador
  • Aromatizador, difusor
  • Perfume ou colônia
  • Na comida
  • Na bebida
  • Debaixo da língua
  • Cápsula
  • Entre outros.

Como vocês puderam perceber acima, existem muitas maneiras de se usar os óleos essenciais. Cada pessoa receberá determinada orientação do terapeuta, de acordo com seu problema. A partir daí, será designado a maneira de uso, posologia, entre mais algumas questões importantes.

As propriedades físicas e químicas da composição aromática que fazem parte do conjunto dos óleos essenciais fazem com que todas essas maneiras de uso gere um resultado positivo no paciente. Porém, todo esse processo depende extremamente do paciente.

 

Quais os benefícios dos óleos essenciais?

 

Muitos são os benefícios que a aromaterapia e seus óleos podem trazer ao paciente. Sua fórmula com uma base natural e não trás danos mais sérios ao organismo do paciente (por estar tomando remédio).

Cada óleo, posologia, modo de uso e  dependendo do adoecimento, entregará um tipo de benefício ao paciente da aromaterapia. Logo, os benefícios variam de acordo com a essência e tratamento proposto. Que tal uma lista de de benefícios?

 

 

 

 

 

 

Veja abaixo uma lista sobre os benefícios dos óleos essenciais:

Se você ou alguma pessoa próxima está adoecida por uma das doenças acima, alegre-se! A aromaterapia poderá lhe ajudar bastante, sendo um tratamento indolor e que soma com diversas mudanças positivas na mente e no corpo. Você irá adorar este tipo de tratamento alternativo.

 

Por que preciso de um Aromaterapeuta para usar os óleos essenciais?

Com a quantidade de informações valiosas que você consegue encontrar na internet, é comum com que algumas pessoas tentem se medicar e passar pelo tratamento de aromaterapia sem nenhum tipo de aromaterapeuta. Um grande erro.

Para além de ter um perigo em se medicar sozinho (independente se o remédio/óleo tem sua base natural), usando os óleos sem ser um especialista e ter estudado para isso, você acabará não tendo resultados positivos.

A Aromaterapia como mostramos acima, contém diversos óleos essenciais e mais algumas maneiras de se fazer uso dele. Como as pessoas acham que podem se indicar um tratamento? Se você tem interesse em um tratamento que tragam benefícios duradouros, busque um aromaterapeuta.

Portanto, o artigo demonstrou que os óleos essenciais são ótimos benefícios para a saúde. Existem diversas maneiras de fazer uso dos óleos, entre elas, aplicação na pele, cabelo, por compressa e até mesmo como perfume ou colônia. Os óleos essenciais são extremamente naturais e feitos a partir de plantas, folhas, sementes, raízes, entre outros. No mais, é fundamental para que o tratamento com os óleos dê certo, um aromaterapeuta especializado.

 

Gostou? Venha com a gente e encontre um aromaterapeuta agora mesmo!