fbpx

As 38 Essências Florais de Bach para o seu Bem Estar

Você já passou por momentos em sua vida em que sente com confusões mentais, desequilíbrios emocionais, perdeu sua qualidade vida por isso e não consegue achar algum tratamento que ajude a aliviar essa tensão emocional?
Ou até faz tratamento com remédios, mas convive com desconforto dos efeitos colaterais tirando sua qualidade de vida. Os Florais de Bach ajudam muito nesses momentos que você pode estar passando com problemas emocionais e são 38 essências de flores extremamente naturais para cada tipo de desequilíbrio de personalidade e humor.
Agora eu irei explicar os setes grupos das personalidades em desequilíbrio que os florais de Bach tratam e uma lista bem resumida para você entender mais sobre a terapia floral e o bem estar que pode proporcionar.
 

Essências para aqueles que sofrem de medo:

  • Mimulus – para todos os medos e ansiedades comuns, quando a pessoa sabe do que tem medo
  • Rock Rose – para terror e medo extremo e ataques de pânico
  • Cherry Plum – por perda de autocontrole e por medo de não conseguir controlar a impulsão das emoções e ações
  • Aspen – por medo e ansiedade de origem desconhecida
  • Red Chestnut – para ansiedade, medo e preocupação de que algo ruim possa acontecer com um ente querido ou com alguém próximo

Essências para aqueles que sofrem de incerteza e indecisão:

  • Cerato – para aqueles que não estão confiantes em sua avaliação ou decisão própria
  • Scleranthus – por incapacidade de escolher entre alternativas, indecisão
  • Gentian – para desânimo após o fracasso e antes do próximo passo, falta de persistência
  • Gorse – por falta esperança e pessimismo
  • Hornbean – para pessoas que sentem que não tem força mental ou física para carregar o fardo da vida
  • Wild Oat – falta de foco e rumo na vida

Essências para aqueles que têm interesse insuficiente em suas circunstâncias atuais:

  • Clematis – para sonhadores, aqueles que escapam da realidade vivendo em suas ideias e futuro
  • Honey Suckle – para aqueles que vivem no passado, luto por tempos passados, nostalgia
  • Wild Rose – por preguiça, resignação por tudo que está acontecendo, apatia
  • Olive – para fadiga física
  • White Chestnut – por preocupação excessiva, pensamentos negativos, aqueles pensamentos que ficaríamos felizes em nos livrarmos deles
  • Mustard – depressão ou desânimo profundo que aparece e desaparece sem explicação
  • Chestnut Bud – dificuldade de aprender através da experiência, repete erros
Essências para os que têm sensibilidade excessiva a influências e opiniões:
  • Agrimony – para pessoas que têm sofrimento interior e angústia escondidos por um rosto sorridente ou corajoso
  • Centaury – para aqueles que não sabem dizer “Não”, servem os outros com ansiedade, submissão
  • Walnut – para proteção contra mudanças e influências externas; para uma ótima adaptação
  • Holly – agressão contra os outros, ódio, inveja, suspeita, malícia, raiva
Essências para solidão:
  • Water Violet – para pessoas silenciosas e auto-suficientes que podem parecer orgulhosas e até arrogantes, gostam de ficar sozinhas
  • Impatiens – para pessoas impacientes e apressadas
  • Heather – para pessoas obcecadas consigo mesmas, egocêntricas, narcisistas
Essências para o desânimo ou desespero:
  • Larch – por falta de autoconfiança; complexo de inferioridade
  • Pine – para pessoas que se culpam excessivamente por tudo
  • Elm – sentimento ocasional de incapacidade, sobrecarregado pelas responsabilidades
  • Sweet Chestnut – extrema angústia mental, desespero interior, quando a pessoas está no limite que pode suportar
  • Star of Bethlehem – para traumas, choque físico e emocional, efeitos posteriores ao choque
  • Willow – ressentimento, amargura, mágoa, vítima do destino
  • Oak – desencorajado, exausto, não desiste e continua lutando
  • Crab Apple: aversão por si mesmo, sensação de sujeira própria, desejo exagerado por ordem e limpeza
Essências para excesso de preocupação com o bem estar dos outros:
  • Chicory – possessividade, ciúmes, superproteção, interfere demais, autopiedade, apego
  • Vervain – excesso de entusiasmo, esforço, fanatismo, sensível a injustiças
  • Vine – dominação, inflexibilidade, ambição excessiva, liderança, quer o poder e não importa como consiga
  • Beech – intolerância, gosta de criticar, mania de julgar, pouca compaixão e capacidade de compreensão
  • Rock Water – autorepressão, negação de si, automartírio, opiniões rígidas e intransigentes
Essências para momento emergências:
Floral Rescue Remedy – Fórmula de Emergência para estresse excessivo que mistura as essências Starof Bethlehem, Impatiens, Cherry Plum, Clematis, Rock Rose
Neste episódio, vou falar mais sobre uma das minhas ferramentas de cura favorita, que são as essências florais. A terapia floral além de ser natural é uma ferramenta de cura poderosa, que é frequentemente subestimado, dando espaço aos remédios e os seus efeitos colaterais que cada vez mais incomodam as pessoas e podem viciar o paciente.
Muitas vezes os pacientes tem receio de utilizar os florais, mas não se preocupe, que os florais de Bach podem ser usados  em conjunto com qualquer tipo de remédio, sem problema algum.
Se você nunca ouviu falar sobre os Florais de Bach (Essências), ou não sabe muito sobre eles, acredito que você vai achar este artigo muito interessante e esclarecedor, porque afinal falar da cura interior e o autoconhecimento que eles promovem, não é nada mal, não é?  E se você já fez terapia floral e quer saber mais sobre o que realmente essa terapia pode ajudar, eu vou esclarecer tudo e coloquei também uma lista de todos os florais de Bach e para que servem.
Os Florais de Bach são um conjunto de 38 essências florais individuais. É um pouco semelhante aos homeopáticos, a terapia floral é uma das técnicas da medicina vibracional, que trabalha em nosso sistema energeticamente, tratando o ser humano de dentro para fora, até atingir os sintomas físicos. Eu explicarei isso mais adiante daqui a pouco.
Florais para momentos negativos:
Cada uma das essências florais de Bach, corresponde a um estado mental e emocional negativo, por exemplo, medo, tristeza, ansiedade, preocupação, culpa e uma diversidade de emoções.
Os próprios estados mentais e as essências florais necessárias para cada desequilíbrio emocional são muito específicas e individuais de cada paciente, por isso existe um mistura de florais prescrita para cada pessoa. Essa é a chave muito importante para entender os florais de Bach e conseguir um tratamento que alivie essas dores mentais trazendo bem estar para cada ser humano, planta ou animal, pois pode ser prescrito as essências para todos.
Por exemplo, existem várias essências florais diferentes para o tratamento do medo ou a síndrome do pânico.
O floral Mimulus, é uma essência que trata medo, mas um medo de uma causa conhecida que a pessoa tem a consciência disso, enquanto a essência Aspen, vai fazer um tratamento profundo do medo de algo desconhecido; pode ser por ansiedade ou pânico sem razão específica.
Acredito que você já passou por algum medo de falhar em um teste ou de dirigir por exemplo, e  se você tomar Aspen, não vai ajudar, porque não é para isso. Mas se você tem uma vaga sensação de ansiedade ou sofre ataques de medo sem causa aparente imediata, o Aspen é o remédio para você.
Por isso o terapeuta floral é muito importante para instruir e prescrever o melhora tratamento floral para o paciente, porque se tomar de forma errada não terá efeito nenhum e não vai ajudar a melhorar a qualidade de vida e bem estar.
Os florais de Bach tem muitos benefícios e traz boas vibrações
Os florais são parte da medicina vibracional, eles agem na parte mais sutil do nosso ser, ou seja eles agem em algo não palpável que são nossos pensamentos que somatizam doenças físicas e psicológicas, deixando nossa alma não ser o que ela realmente é.
Quando nascemos nesse mundo, somos pessoas puras de pensamentos e ações e com o tempo de vida, vamos nos apegando a padrões de forma (ações) e pensamentos destrutivas, nos contaminando e levando manias e desequilíbrios físicos e mentais nos afastando da Luz Divina, que todos temos direito e podemos resgatar.
Os Florais de Bach são o DNA da flor, ou seja a vibração de flores específicas que são transferidas para a água na sua preparação e essa água é preservada em conhaque de uva, que é uma forma de conservante natural. Quando você toma uma gota desse floral prescrito para você, seu campo energético ou aura recebe a essência da flor para tratar personalidade e os pensamentos em desequilíbrio, melhorando o bem estar do paciente.
Soa muito fantasioso, não é? Mas afinal estamos no século 21 e a medicina e a forma de tratamento está mudando e visando tratar os pensamentos, promovendo a mudança no interior do ser humano para poder assim, tratar doenças somatizadas no corpo físico.
Já há algum tempo estamos percebendo que somente tomar um remédio não está tratando a causa do problema e ainda acredito que muitos que estão lendo aqui, se incomodam com os efeitos efeitos colaterais dos remédios, fora o que eles podem causar de problemas físicos devido as suas composições ou até quando sentimos que ficamos sonolentos ou muito agitados por causa deles.
Não estou dizendo aqui para você parar de tomá-los, mas para dar uma oportunidade para vocês, de poderem potencializar o seu tratamento com os Florais de Bach em conjunto com os seus remédios, acelerando o processo de sair deles e conseguir a sua cura.
Tudo o que quero compartilhar com vocês aqui é que a medicina energética é muito real, tratando e curando muitas pessoas com os Florais de Bach, trazendo benefícios de fazer a pessoas enxergar a vida com mais leveza de pensamentos, mais amor no coração, mudando muitas formas de pensamentos de má qualidade resgatando o bem estar e a paz de espírito. E olha que o Dr. Bach  que cirou esse método foi um gênio, pois as essenciais florais funcionam incrivelmente bem.
Mas existe diferença na forma de tratamento com a terapia floral que é diferente de como a medicina convencional funciona. Uma comparação é com a maneira gentil que os florais agem no tratamento de forma sutil e não invasiva como os remédios funcionam. A maioria dos remédios modernos são fortes e só quem já tomou por algum tempo sabe as reações que eles podem dar.
A terapia floral e suas essências trazem uma energia positiva para o paciente, energias positivas muito específicas, que agem no nosso campo energético, conseguindo acessar nossa consciência mudando o estado de vibração dela. Essas energias elevam nosso  estado mental, espiritual e consequentemente o corpo físico, para que possamos liberar a negatividade e melhorar a qualidade de vida.
Se tudo isso ainda soa um pouco diferente ou abstrato, deixe-me dar mais alguns exemplos que irão ajudar a tirar algumas dúvidas.
Você já teve a experiência de tentar ir dormir, mas sua mente está tão agitada com pensamentos ruins achando só a negatividade em sua mente e você não consegue controlar aquele pensamento insistente de maneira nenhuma?
Há uma essência da terapia floral que ajuda nisso, chamado White Chestnut. Esse floral ajuda a melhorar aqueles pensamentos ruins que querem crescer como uma bola de neve em sua mente, fazendo você pensar em coisas boas ao invés das ruins, conseguindo assim dormir com tranquilidade.
Quando você puder ter a experiência de tomar algumas gotas dessa essência, perceberá que ela vai mudar a forma de como pensamos, trazendo não só os pontos ruins de algum pensamento, virão outros pensamentos de qualidade e mais positivos e vai conseguir dormir, sem aquela insônia devido aos pensamentos ruins.
Claro que você ainda pode voltar e pensar sobre as coisas que você estava obcecado, mas aí você percebe que agora, não está mais obcecado, você consegue controlar aquele pensamento e ele não terá mais o efeito negativo que antes.  E você quer saber qual o efeito colateral dos florais? Exatamente nenhum, os únicos efeitos colaterais é equilíbrio mental e bem estar.
Outro exemplo que acontece muito. Suponha que você seja uma pessoa inteligente que deve ser capaz de tomar suas próprias decisões, pensar por si mesmo e encontrar seu próprio caminho na vida, mas você está sempre pedindo conselhos a outras pessoas, é aquele perfil que não acredita em sua própria intuição e não confia na sua opinião.
Há um floral que ajuda você a confiar mais na sua própria opinião e é chamado Cerato. Quando você toma a essência floral Cerato por um tempo, você vai se perguntar por que pediu tantos conselhos para os outros, quando você sabe perfeitamente o que você quer fazer.
Digamos que você seja uma pessoa muito sensível e se magoa facilmente por qualquer coisa e fica ressentido ou também pode ficar amargurado, ter aquele sentimento de ingratidão. Bem, digamos que esse não seja seu caso, mas acredito que você deva conhecer alguém que se sente e age dessa maneira.
Há uma essência da terapia floral para isso, chamado Willow, que tira a pessoa daquele estado amargura e ressentimento para que ela possa começar a apreciar sua vida sem ficar ressentido com outras pessoas.
Há exatamente 38 essências florais, que são uma excelente ferramenta de cura e bem estar emocional, por isso gosto muito delas e vou falar mais sobre elas.
Outro exemplo é a essência Olive por esgotamento físico e exaustão. O floral Impatiens para impaciência, Beech é uma essência perfeita para pessoa muito por ser muito crítica. E assim vai…
E o melhor de tudo, além de serem extremamente naturais, não há nenhum tipo de efeitos colaterais negativos ou contra-indicações para qualquer uma das essências dos Florais de Bach, além de melhorar a qualidade de vida e bem estar do paciente.
Também vou falar sobre um dos florais de Bach mais utilizados, chamado Rescue, sendo o floral mais conhecido das essências dos Florais de Bach. Rescue quer dizer resgate e ajudalidar com nosso estado emocional, mental em momentos emergências, como um acidente, luto.
Esse floral é excelente quando acontece algo na sua vida que te abala completamente, muito usado quando você está com sérios problemas, como um acidente de carro, morte de um familiar, separação. O efeito do Rescue é mais rápido, por isso ele é usado em momentos emergenciais, ele ajudará a se sentir melhor e com mais controle das emoções em momentos que você acha que não haverá mais saída, ele vai acalmar a mente e dar mais entendimento da situação difícil que você está passando.
O floral Rescue é uma mistura de 5 essências das flores de Bach, que vai auxiliar você emocionalmente, deixando a pessoa mais consciente do problema e dar mais força para poder lidar com isso nesse momento.
As essências do Floral Rescue são: Rock Rose, para aliviar o terror e pânico, Impatiens para apaziguar irritação e impaciência, Clematis para combater desatenção, Star of Bethlehem para aliviar o choque e Cherry Plum para acalmar pensamentos irracionais.
O Dr. Bach estudou como as essências florais podem tratar tipos de personalidade, nos dão uma ideia de como as pessoas costumam reagir quando as coisas dão errado. E quando nos reconhecemos em um dos florais, essa informação é usada para ver quem somos e quais pontos fracos de nossas vidas precisam ser melhorados e todo mundo pode melhorar.
Escrevi aqui um pouco sobre os Florais de Bach, que ajudam muitas pessoas nos momentos difíceis da vida, restabelecendo o bem estar físico, mental e espiritual, trazendo melhora na qualidade de vida.
Muitas vezes sentimos que alguns problemas na vida não tem solução e paz na nossa alma. Os Florais de Bach vão auxiliar nessa questão de como lidar com as dificuldades com mais leveza e amor no coração.

Conheça as terapias abordadas em nossa Consulta Online:

Vamos conversar nos comentários abaixo ? Deixe suas dúvidas, nos teremos o prazer em responder suas perguntas.