Aromaterapia com Lavanda
A Aromaterapia vem crescendo e se popularizando no Brasil. Encontrada no oriente a mais de milênios, a terapia com óleos essenciais vem sendo aprovada e bastante requerida em todo o planeta. O sistema único de saúde (SUS), já colocou a aromaterapia entre seus serviços, comprovando sua potencialidade. Umas das mais reconhecidas, hoje falaremos da lavanda para sua saúde .
Um óleo com potencial extremo. Já reparou que a lavanda é tão popular e eficaz como diversos remédios tidos como tradicionais? O artigo abaixo, tratará especificamente dos benefícios e maneiras de se usar o óleo essencial de lavanda. Você estará frente a um conteúdo valioso e qualificado que historicamente é usado em diversas partes do Mundo.
Se interessou? Venha com a gente e surpreenda-se com os benefícios da aromaterapia com lavanda!
Óleo Essencial: Benefícios da Aromaterapia com Lavanda
A lavanda é um sedativo extremamente natural. Sua base possui diversos benefícios que ajudam o ser humano com questões sérias como depressão, insônia, pneumonia, entre tantos outros benefícios. Das 54 espécies de Lavanda, apenas 4 se adaptaram ao clima/solo do Brasil.
O uso da Lavanda vem tomando o espaço de diversos antidepressivos conhecidos, tanto pelo seu efeito em potencial, como a não agressão do corpo por não ser uma droga química. A lavanda tem efeitos cientificamente reconhecidos. Muitas pessoas usam no tratamento de dores de cabeça e também na ajuda ao combate a asma, dores de dente, inflamações em geral, entre outros.
Que tal sugerirmos alguns dos efeitos mais combativos obtidos com o uso da aromaterapia com a lavanda? Vejam os tópicos abaixo!
Óleo Essencial de Lavanda para dormir
Muitas das vezes, o uso da lavanda como óleo essencial é feito para facilitar e ajudar o paciente que se dispõe ao tratamento, a dormir. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), um a cada três brasileiros encontram dificuldades para ter uma rotina saudável de sono.
O óleo de lavanda expõe o paciente a receber estímulos calmantes que se direciona diretamente ao sistema límbico, a parte do nosso cérebro que trata diretamente das emoções. O aroma de lavanda cairá como um sonífero, caso você leve a sua questão de insônia a um aromaterapeuta.
Conheça os principais óleos essências para dormir: 8 óleos essências para dormir
Óleo Essencial de Lavanda para ansiedade
O Brasil é tido como o país que mais tem pessoas adoecidas por consequência da ansiedade (TAG) em excesso. A angústia, pensamentos negativos e temor do cotidiano é um mal, muitas das vezes que se põe como invisível. Entretanto, o tratamento com o uso da aromaterapia e o óleo de lavanda ajudará bastante com esta questão.
Como dissemos acima, o óleo de lavanda chega até ao sistema límbico agindo com fatores calmantes, relaxando o paciente e o fazendo que tenha calma e paz durante seu cotidiano. Aromaterapia para ansiedade ajudará bastante no enfrentamento da ansiedade.
A lavanda (Lavandula angustifolia) foi extremamente estudada e usada durante toda história. Seu efeito relaxante é rapidamente sentido percorrer dentre todo o corpo. Usada a séculos por ancestrais, a lavanda é reconhecida no mundo moderno pelo seu grande e rápido efeito no sistema nervoso.
Como posso usar o óleo essencial de Lavanda?
Muitos dos nossos seguidores nos mandam mensagem nos fazendo aquela perguntinha: “Como eu posso fazer uso do óleo essêncial de lavanda?” Esperamos de coração que isso não seja uma maneira de tentar fazer uso da aromaterapia sem a orientação de um terapeuta especializado.
Logo, deixamos em evidência que todo nosso valioso conteúdo é para que nosso leitor tenha acesso ao máximo de informação sobre como funciona a aromaterapia, no artigo de hoje, tratando especificamente do aroma de lavanda.
Que tal conhecer as formas mais recomendadas para o uso do óleo de lavanda?
Formas de aplicação para Aromaterapia com Lavanda:
- Aromatizador
Você deve conhecer o famoso aromatizador. É um aparelho eletrônico que solta o aroma por todo ambiente em que estiver. O aroma é expelido da máquina por uma espécie de “vapor” e deixa a casa com o cheiro do aroma de Lavanda, fazendo com que quem estiver em tratamento, inale o óleo essencial.
- No travesseiro
Que tal ir dormir com um cheirinho maravilhoso de lavanda? Os óleos essenciais espertamente são usados no travesseiro, pelo contato respiratório durante horas enquanto o paciente estiver dormindo. Essa técnica é muito usado em caso de aromaterapia com lavanda para crianças. Gostou da dica? Leve-a até seu aromaterapeuta. Ele saberá lhe orientar.
- Inalação direta
A inalação direta é uma maneira intensiva de se passar pelo tratamento de aromaterapia com lavanda. Obviamente tudo dependerá da posologia em questão, porém, como o nome mesmo já sugere, estamos falando de uma inalação direta.
A inalação direta é feita quando o óleo é colocado algumas gotinhas nas mãos e fricionando-as e através das narinas, fazendo com que o paciente inale o óleo. Outra maneira são os colares aromáticos que contam com uma espécie de pequeno recipiente, onde fica soltando o aroma do óleo por horas.
- Nos pulsos
Colocar o óleo de lavanda nos pulsos é uma excelente maneira de passar pelo tratamento de aromaterapia. Isso porque o paciente não precisará necessariamente levar os pulsos ao nariz e cheirar para que o óleo faça efeito.
Enquanto o óleo estiver fixado no pulso, o aroma e o princípio ativo terapêutico vai entrar na pele e através da corrente sanguínea vai fazer o metabolismo e também caminhará até as narinas de quem o usa por horas atingindo o sistema límbico também. Uma ótima maneira de ficar cheiroso e ainda se manter em um tratamento de aromaterapia.
- Massagem
Quem não ama uma massagem? Se você é daquelas pessoas que vivem em extrema correria mas ama a terapia com os óleos essenciais, que tal usar o óleo de lavanda acompanhado de massagens relaxantes?
Peça ao maridão, faça no seu filho, vá até um massoterapeuta ou faça você mesma! A lavanda irá lhe ajudar tremendamente para enfrentar o cotidiano com ânimo e totalmente relaxada.
Mas não esqueça que a diluição das gotas e quantidade necessária para cada um, somente um profissional aromaterapeuta saberá com exatidão para o tratamento adequado.
Eu preciso de um Aromaterapeuta?
Sim! Você precisa de um terapeuta especializado na aromaterapia! Muitos de nossos seguidores nos perguntam sobre o autotratamento com os óleos essenciais. Se você não for um especialista, não faça isso!
Pode ser perigoso!
A Aromaterapia é uma séria ciência que contém quantidade, horário, posologia, combinações melhores maneiras de aplicação. Se submeter a um tratamento sem a ajuda de um especialista fará com que você não obtenha o resultado desejado.