fbpx

Aromaterapia para Imunidade

O coronavírus deixou diversas lições, negativas e positivas. O Covid-19, responsável pela pandemia, pegou muita gente despreparada enquanto saúde. Até que ponto uma rotina de vida saudável poderia ter salvado vidas? Hoje falaremos sobre a importância da aromaterapia para imunidade.

O sistema imunológico é de supra importância para nosso sistema de defesa. Com uma rotina tão corrida e agitada, muitas das vezes abrimos mão de fortalecer o corpo e acabamos apenas remediando problemas. Um perigo sem igual! O que estamos esperando? Que doenças mais críticas nos acometem?

Estar com uma imunidade forte é estar preparado para a vida. Quer saber como a aromaterapia pode fortalecer sua imunidade e com um tratamento totalmente natural? Venha conosco!

Como funciona o sistema imunológico do ser humano?

O sistema imunológico, ou também chamado de sistema imune, é apontado como o sistema de defesa do nosso corpo. É ele o responsável por defender nosso organismo de qualquer tipo de ataque ao nosso corpo, como por exemplo:

  • Vírus;
  • Bactérias;
  • Fungos;
  • Feridas abertas;
  • Corpos estranhos;
  • Entre outros.

Assim, quando qualquer tipo de microorganismo adentra nosso corpo, o nosso sistema de defesa (Sistema imune) não só identifica o corpo estranho, mas também consegue, muitas das vezes, combater e coibir o patógeno em questão.

Agora fica uma grande pergunta: Os mecanismos de defesa do seu corpo estão preparados para invasões mais impactantes e coibição do mesmo?

Nossa vida estressante, cotidiano corrido, maus hábitos alimentares e físicos. Tudo isso desgasta e muito nossa imunidade. Como já disse o velho ditado: “É melhor prevenir do que remediar”.

Como as emoções podem baixar a imunidade?

As emoções são, sim, grandes potencializadoras ou bloqueadoras de nossa imunidade. Isso porque quando estamos ansiosos, estressados e até depressivos, de alguma maneira, passamos isso ao nosso cérebro.

A partir desse momento de ameaça, o cérebro entra em alerta, produzindo o que chamamos de hormônios estressores.

Exemplos de hormônios estressores:

  • Cortisol;
  • Adrenalina.

Com a produção destes hormônios, surgem diversos reflexos em nosso corpo. Aumento da pressão arterial, contrações musculares, palpitações cotidianas, aumento nas respirações, entre outros. Todos esses reflexos minimizam a força de nosso sistema de imunidade. 

Logo, tratar do lado emocional, é também, cuidar da nossa imunidade e da maneira que o nosso corpo reagirá, quando for preciso se defender de alguma possível doença.

Quais os benefícios da Aromaterapia e os óleos essenciais para a imunidade?

Para começar esse tópico, é importante ressaltar que a aromaterapia é feita a partir de um produto totalmente natural, não causa dependência e muito menos causa efeitos colaterais a seu corpo.

A terapia feita com a aromaterapia e os óleos essenciais são como uma mudança de vida para muitos dos pacientes. A experiência, a calma, a paz e o avanço do ser como pessoa, geralmente é uma marca encontrada entre o resultado do tratamento.

Mesmo sendo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, e estando dentro dos quadros de atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS, ainda existem algumas pessoas que duvidam dos benefícios deste tratamento.

Mas o conhecimento e resultados começam a chegar também em nosso Brasil.

 

Porém, quais seriam os benefícios reais da aromaterapia para ajudar na imunidade?

Muitos são os benefícios que temos, quando passamos pela aromaterapia e seus óleos essenciais. Conheça alguns dos efeitos encontrados nos óleos essenciais e entenda porque a aromaterapia pode te ajudar com a imunidade. Veja abaixo:

  • Antifúngico,
  • Calmante natural
  • anti-infeccioso,
  • antisséptico,
  • antiviral,
  • bactericida,
  • estimula o sistema imunológico,
  • radioprotetor
  • Antiviral muito eficaz
  • eficaz nos problemas respiratórios
  • mucolítico,
  • expectorante,
  • broncodilatador,
  • imunoestimulante,
  • neurotônico,
  • Entre outros.

Quando realçamos todos os efeitos surtidos com a aromaterapia e os óleos essenciais, não significa que teremos esse resultado amanhã. Ou que em um óleo, encontrará todas essas propriedades.

Porém, com um tratamento adequado e orientado por um especialista, a combinação dos óleos, a própria aromaterapia, toda sua sequência e combinações necessárias… Por fim, a vontade e entrega do próprio paciente para com a mudança. Toda essa combinação surgem efeitos realmente bem satisfatórios.

Quais os óleos essenciais indicados para aumentar a imunidade?

Aqui estamos nós para falar de mais um dos pontos importantes sobre o tema: Aromaterapia e imunidade.

Dentre tantos óleos essenciais com grandes potências curativas, separamos alguns deles que lidam diretamente com o auxílio ao combate  contra a baixa imunidade. Vale lembrar, que a quantidade, método de uso, horários e combinações da aromaterapia e dos próprios óleos essenciais, são indicações que deverão ser vindas de um aromaterapeuta.

Veja abaixo alguns dos óleos essenciais que ajudam muito no fortalecimento da imunidade:

Ajuda a melhorar quadros de ansiedade, depressão, fadiga, equilibra o sono, entre outros.

  • Limão (Citrus limon)

Revigorante, emagrecedor, diurético, antidepressivo, antioxidante, antiinflamatório, entre outros.

Melhora a digestão, antibiótico natural, diurético, combate cansaço mental, melhora circulação, ajuda o fígado, ajuda no controle da diabetes, entre outros.

Desinfecta feridas, atua contra acnes, antifúngico, antiinflamatório, previne mau hálito, entre outros.

  • Eucalipto (Eucalyptus globulus)

Auxilia em problemas respiratórios, anti inflamatório, anti catarral, mucolítico, expectorante, previne contra resfriados,  entre outros.

  • Hortelã-Pimenta ( Mentha piperita)

Calmante, combate estafa, náuseas, enxaqueca, dores na cabeça, descongestionante, anti inflamatório, entre outros.

A importância de um aromaterapeuta

Mesmo com tantos avanços científicos sobre a aromaterapia, muitas pessoas amantes da prática, ainda continuam com a ideia de que se pode se automedicar. Um erro!

A aromaterapia é um tratamento como todos os outros e tem base científica para isso. Na Alemanha, por exemplo, muitos são os pacientes direcionados à aromaterapia ou ao uso dos óleos essenciais.

Quando nos automedicar, corremos o risco de desequilibrar em nosso corpo, algo que está em pleno funcionamento. Na aromaterapia, é importante entender cada quadro clínico para que possamos dar um direcionamento terapêutico e bem direcionado a seu caso.

Portanto, tornou-se evidente a possibilidade de se fortalecer a imunidade com a aromaterapia. Alguns dos óleos acima combinados e sendo usados da maneira certa, auxiliará no combate a diversas doenças.

Se você precisa fortalecer seu sistema imunológico, a aromaterapia é um tratamento totalmente natural e com excelentes benefícios para seu corpo.

Entre em contato conosco e fale agora mesmo com um Aromaterapeuta!

 

Você também pode gostar:

Gratidão sempre!!!